Como fazer uma introdução

Encarar a página em branco pode ser assustador. Para muitos, a introdução é a parte mais difícil de escrever por não ter ponto de partida.

Entretanto, a introdução é essencial para um bom texto. Depois do título, ela é o primeiro contato do leitor com o seu conteúdo e dita se ele continuará lendo. Dito isso, se ela não for clara e objetiva, é nela que as pessoas param de ler.

Nela, é necessário focar seus esforços e cativar o leitor. Para que isso seja mais fácil, separamos algumas dicas de como fazer uma introdução.

Contextualize
Explique para o leitor de onde vem o seu conteúdo. Assim, procure falar sobre a história do assunto resumidamente. Depois disso, conte sobre o caminho que você irá seguir.

Pense nisso como ensinar direções — é preciso explicar onde a pessoa está e por onde ela deve ir.

Instigue
O seu leitor precisa estar focado na mesma coisa que você, uma boa forma de fazer isso é instigá-lo.

Confira alguns cursos Gratuitos
Curso Educação Inclusiva Online Grátis
Curso de Brinquedoteca e Aprendizado Infantil Online Gratuito
Curso de Jogos Matemáticos na Educação Infantil Online Grátis
Curso de Oficinas Culturais Pedagógicas Online Grátis
Primeiro, crie uma conexão para mostrar que você o entende. Segundo, deixe claro que as dúvidas, soluções e resultados serão desenvolvidos ao longo do texto para que ele continue lendo.

Informe
Outra forma de começar seu texto e cativar é com informações relevantes. Com isso, pesquise dados interessantes sobre o assunto que será discutido e apresente-os ao leitor.

Tenha foco
Cuidado para não sair do tópico ou falar demais. A introdução é apenas o início do texto, logo, procure ser breve, claro e manter a curiosidade.

Permita rapidez
Se o texto for digital, procure usar negrito ou sublinhar as frases e palavras-chave do conteúdo. Dessa forma, um leitor sem tempo irá identificar rapidamente o assunto retratado e poderá escolher seu texto para continuar lendo.

Fonte: https://escolaeducacao.com.br/como-fazer-uma-introducao/