A ansiedade toma conta, e, por mais que alguns se esforcem, não sabem o que devem fazer para se preparar para uma prova final de maneira eficiente.
1. Crie um cronograma
O primeiro passo é organizar o material e colocar, na ponta do lápis, toda a matéria que precisa ser vista. Depois, é a hora de montar um planejamento de estudos.
É importante que ele seja realista, pois não adianta nada criar um plano que não possa ser seguido. Isso fará com que a pessoa fique desestimulada e largue os estudos pela metade.
As metas traçadas devem ser possíveis de cumprir. Uma boa dica é deixar um dia livre na semana para que seja possível recuperar matérias que ficaram atrasadas e, assim, manter o plano em dia para a próxima semana.
- Comece a estudar antecipadamente
Os estudos devem iniciar com um tempo hábil para que tudo possa ser visto e relembrado.
Pegar um caderno um dia antes da prova, além de não acrescentar em nada, poderá aumentar o nervosismo do aluno.
Assim, organize todo o conteúdo que precisa ser revisto e inicie os estudos de forma antecipada.
- Faça resumos das matérias
Se você tem dificuldade em gravar, uma ótima maneira de estudar e absorver informações é através de resumos.
Elabore os materiais utilizando palavras-chave que façam com que a matéria seja relembrada. É interessante sempre deixar os resumos visíveis para facilitar a dinâmica de estudos.
Pendure os textos na parede, deixe-os no criado-mudo para reler antes de dormir e faça downloads no celular. Assim, sempre que tiver um tempo livre, será possível dar uma olhada.
- Marque um dia de estudos com os colegas
Os colegas podem ser uma ótima opção para agregar conhecimento. Na maioria das vezes, alguém estará apto a sanar as dúvidas de outra pessoa.
É difícil sair de um encontro de estudos entre colegas sem as respostas que se procurava. Além disso, explicar a matéria a outra pessoa é uma ótima maneira de treinar o conhecimento.
- Fuja das distrações
Na hora dos estudos, o foco deve ser mantido. Distrações precisam ser afastadas. Se você não consegue ficar alguns minutos sem verificar o celular, é melhor deixar o aparelho em outro cômodo.
Muitas vezes, o computador é companheiro dos estudos. É preciso, então, ter disciplina para que as inúmeras possibilidades de navegação na internet não desviem o foco.
De preferência, não se conecte ao Facebook ou qualquer outra rede social.
- Responda questões sobre o assunto
Pratique! Fazer exercícios é uma das melhores maneiras de testar os conhecimentos. Nesses momentos, é possível identificar qual a matéria que precisa ser mais estudada e revisada.
Uma boa dica é resolver todos os exercícios passados pelo professor e também as provas anteriores. Normalmente, o professor segue um estilo de questões, por isso, ao refazer as passadas, o aluno pode treinar para possíveis questões da prova final.
- Durma bem e relaxe
Dormir bem nos dias que antecedem a avaliação é a chave final para o sucesso. Se o aluno virar as noites estudando e acumular o sono, vai ter o rendimento prejudicado.
O atraso no sono reflete diretamente no raciocínio, deixando a pessoa desatenta. Ao dormir, o cérebro processa todas as informações recebidas durante o dia. Por isso, certifique-se de descansar de seis a oito horas horas todas as noites.
As avaliações finais costumam tirar o sono dos alunos. Contudo, se o estudo for planejado e executado adequadamente, não há por que ter receio. A última prova, nada mais é do que o acumulado dos estudos do semestre.
A época de se preparar para uma prova final pode não ser tarefa fácil, mas também não é nada de outro mundo.
Fonte: http://blog.mepassaai.com.br/7-dicas-indispensaveis-para-se-preparar-para-uma-prova-final/