- Aproveite os talentos individuais
Cada um é bom em algo específico, e isso tem que ficar claro entre todos os integrantes do grupo. A partir daí, pensem sobre os desafios do trabalho, sobre as etapas que deverão ser cumpridas, e dividam as tarefas de acordo com o que cada faz de melhor.
Sempre vai ter aquela pessoa com mais facilidade para pesquisar dados e informações, aqueles que não têm dificuldade de falar em público e se saem melhor na apresentação, e ainda gente que curte aquela parte mais “chatinha” da formatação do trabalho escrito.
- Defina a forma de contato
Talvez esse ponto seja o mais complicado quando se fala em trabalho em grupo. Nem sempre todo mundo pode se encontrar em determinado horário, os locais das reuniões podem ser longe demais para alguns e por aí vai.
Mas estamos no século XXI e a tecnologia está ai para encurtar as distâncias. Reuniões podem ser marcadas via internet; chats e grupos fechados nas redes sociais são meios rápidos e eficientes para discussões e compartilhamento de arquivos; e, hoje em dia, quem não está com um celular sempre à mão?
É claro que encontros pessoais são importantes, mas utilizar a internet para agilizar a comunicação do grupo diminui a quantidade de encontros. Use a tecnologia para encurtar as distância e dinamizar a comunicação.
- Faça sua parte
O próprio nome já diz: trabalho em grupo. Isso significa que você vai ter que escutar opiniões diferentes, dar o braço a torcer e, além disso, torcer para que todo mundo tenha estudado e cumprido suas obrigações com excelência.
Sendo assim, faça sua parte independentemente dos demais. Um macete: é bem comum dividir o conteúdo da apresentação entre os membros do grupo, mas nunca estude apenas a sua parte. Estude todo o conteúdo e seja um diferencial. Socorrer algum colega em um momento de aperto é bom para você, para ele e para o grupo.
Destaque-se! Em muitos trabalhos em grupos, a avaliação é feita de forma coletiva, mas também individualmente.
- Compartilhe os conhecimentos
Quando o assunto é trabalho em grupo, não adianta de nada saber todo o conteúdo e ter facilidade em falar em público se você não compartilha os conhecimentos com os colegas.
E não é só você: compartilhe essa ideia com o grupo. Se cada um compartilhar os conhecimentos adquiridos durantes as pesquisas, fica mais fácil ter uma dimensão completa e mais profunda do conteúdo.
Escolher os integrantes do grupo por afinidade ajuda muito nessa hora. Nem sempre é possível, mas quando for, reúna os mais chegados para aumentar o entrosamento. Mas cuidado: não confundam afinidade com bagunça. Levem a sério e se dediquem ao máximo.
http://blog.mepassaai.com.br/4-dicas-para-se-sair-bem-nos-trabalhos-em-grupo-da-faculdade/